[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Medicina profissão: Veja quais são as principais áreas

Séries televisivas mostrando o cotidiano do trabalho de um médico ou até mesmo o grande sonho de estudar medicina podem nos levar a um mesmo questionamento: quais são as principais áreas da medicina?

 

Ou até mesmo podemos nos perder pensando qual é a melhor área da medicina ou suas funções, são tantas! Por isso que hoje a AMentoria veio falar sobre essas áreas e te ajudar a decidir qual carreira seguir dentro da medicina. Venha conhecer as áreas da medicina mais renomadas com a AMentoria. 

 

Principais áreas da medicina
A medicina profissão tem diversas áreas de especialização para a residência. | Foto: Unsplash.

Principais áreas da medicina

 

Dentro da medicina existem diversas áreas de especialização, que passados os seis anos da graduação, são os estudos da residência.

 

Se você acha que ainda é muito cedo para pensar nessa especialização, sendo que ainda está prestando os vestibulares para medicina, fique tranquilo. Não há nenhum problema em pensar, sonhar e planejar o futuro. 

 

Além disso, é interessante ingressar na faculdade de medicina já cogitando qual especialização você deseja fazer, para assim ter proximidade de professores de tal área, realizar pesquisas, e estudar com mais afinco. 

 

Esse planejamento pode ser importante até mesmo para evitar que você deseje trocar de especialização no meio do caminho por ser pego de surpresa por algum aspecto da área para o qual não estava preparado de início.

Suponha que você sempre sonhou com a cardiologia, mas começou a pensar na possibilidade de se especializar em dermatologia depois de saber mais sobre as duas áreas. Essa também é uma possibilidade!

 

Dito isso, vamos descobrir as principais áreas da profissão de medicina? 

 

Anestesiologia

A especialização em anestesiologia dentro da medicina é voltada ao manejo do que chamamos de anestesia, classe de medicamento que controla dores do paciente ou até mesmo que mantém seus sinais vitais durante uma cirurgia. 

 

Cardiologia

Já o médico que se especializa em cardiologia cuida do sistema circulatório do paciente, tratando de diagnósticos e doenças no coração. Quando uma pessoa tem um ataque cardíaco, ou precisa de um marca-passo que vai monitorar os batimentos, com certeza um médico cardiologista está envolvido. 

 

Oncologia

A oncologia é uma área da especialização não necessariamente muito comum dentro da medicina, mas de extrema importância. Este profissional cuida do diagnóstico e tratamento de tumores malignos, como o câncer, em muitos casos. 

 

Todas as áreas da medicina precisam de profissionais dispostos a cuidar e tratar o paciente da melhor forma, afinal, esta é uma profissão sobre o cuidado do outro. No entanto, se as demais áreas já exigem essa sensibilidade, a oncologia precisa de uma dose maior. Tratar pessoas que não estão apenas com a saúde física abalada, mas também psicológica, requer um cuidado maior.

 

Cirurgia

Se você assiste séries de medicina, como “The Good Doctor” (O Bom Doutor) e “Grey’s Anatomy“ (Anatomia de Grey), está familiarizado com a especialização em cirurgia. 

 

Procedimentos estéticos, cirurgias de apêndice, ou até mesmo mais delicadas como os transplantes, são todas parte da área cirúrgica.  

 

No entanto, sabemos que a medicina exige cada vez mais estudos e aprofundamentos, por isso, existe uma subespecialização para cada área da cirurgia, como plástica, geral, cardíaca, neurológica ou ortopédica, por exemplo. 

 

Geriatria

O médico que se especializa em geriatria estuda para cuidar da saúde de pessoas idosas, afinal é uma fase de vida que passa a necessitar de novos cuidados e tratamentos de acordo com suas doenças. 

 

Ginecologia e obstetrícia

A ginecologia e obstetrícia são especializações que normalmente trabalham juntas, cuidando do aparelho reprodutor feminino e, consequentemente, da saúde da mulher durante a gestação, principalmente durante e após o parto. 

 

Neurologia

Se você pensa que o médico neurologista cuida apenas do cérebro, pode estar enganado. O profissional que se especializa nessa área cuida de todo o sistema nervoso do paciente (cérebro, medula espinhal, nervos e também o funcionamento dos músculos). 

 

Oftalmologia

Você sabia que o oftalmologista se forma em medicina primeiro, e posteriormente se especializa na saúde ocular das pessoas? Os oftalmos que nos atendem em seus consultórios também são médicos formados que se especializaram depois. Eles podem fazer consultas particulares e receitas para correção da visão das pessoas com óculos e até mesmo tratamentos para doenças oculares específicas, como catarata.  

 

Ortopedia

O médico ortopédico é especialista em diagnosticar, tratar e até mesmo acompanhar eventuais lesões relacionadas ao sistema locomotor do paciente. Quando quebramos algum membro, como algum braço, pés ou pernas, ou machucamos músculos, passamos no ortopedista. 

O ortopedista também é responsável por tratar dores musculares, luxações e desconfortos, podendo encaminhar o paciente para um fisioterapeuta. No entanto, é essencial que o médico seja consultado primeiramente. 

 

Pediatria

A especialização de pediatria cuida da saúde de crianças, pré-adolescentes e adolescentes até a idade dos 18 anos. Também é interessante saber que a pediatria tem uma ramificação específica para médicos que atendem bebês recém-nascidos de até 28 dias de vida, chamada de neonatologia.

Quando bebês recém-nascidos nascem prematuros ou apresentam alguma complicação pós-parto o pediatra que entra em trabalho é justamente o neonatologista. 

 

Sobre AMentoria

A AM Academy se trata de um verdadeiro “ecossistema” de individualização de estudos. A AM não é  um cursinho – ela é tudo o que falta nele. Como os sócios-fundadores já foram vestibulandos de medicina, toda a estrutura disponibilizada para os AMers é pensada para entregar exatamente o que o AMer precisa. Confira nossos pilares de ensino: 

 

  • Mentor individual já aprovado em medicina e treinado numa metodologia baseada na ciência, que direciona seus estudos de maneira personalizada.

 

  • AM Academy: plataforma online de simulados semanais exclusivos, aulas didáticas e divididas por profundidade, resoluções em vídeo das questões do simulado, listas de questões e dashboards.

 

  • Monitoria online 24h com professores especialistas para tirar qualquer dúvida que você tiver em qualquer questão (até mesmo as que não são das nossas listas)

 

Agora que você já sabe mais sobre as principais áreas da medicina, venha conhecer mais sobre a AMentoria!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem