[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja as notas anteriores do ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, é um dos principais vestibulares do país e uma das mais importantes provas para estudantes ingressarem no ensino superior. A prova acontece uma vez por ano, com os resultados e notas sendo utilizados nos processos seletivos das universidades no ano seguinte, mas o que muitos alunos e alunas não sabem é que as ENEM notas anteriores também podem ser utilizadas de diversas formas de ingressos em universidades e faculdades, não só as instituições públicas, mas também em cursos de faculdades particulares.

Milhares de estudantes utilizam o ENEM como caminho para ingressar nas faculdades todos os anos. E justamente pela sua importância em âmbito nacional, é imprescindível que os estudantes tenham conhecimento de todos os mecanismos possíveis na hora de utilizar as notas nas instituições de ensino.

No texto a seguir, você acompanha todas as informações sobre o tempo de validade das notas anteriores do ENEM, além de saber todas as formas de utilizar as notas e as modalidades de ingressos nas universidades.

ENEM notas anteriores
Estudantes podem utilizar as notas anteriores do ENEM para ingressar no ensino superior. | Foto: Freepik.

Tempo de validade das notas

A partir do ano de 2010, muitas instituições de ensino superior e programas do governo admitem utilizar a nota do ENEM para ingressar numa universidade. Acontece que a partir desse ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio passaram por mudanças importantes em seu método de avaliação.

Com isso, de lá pra cá, os estudantes vestibulandos têm pelo menos dez anos anteriores de notas de provas para avaliar diferentes possibilidades de realizar o sonho de entrar numa faculdade.

Entretanto, a regra das notas anteriores do ENEM não são unanimidade entre as instituições de ensino superior. Ainda que grande parte das faculdades (a maioria delas) aceite notas entre 2010 e 2021, é importante ressaltar que diversas universidades particulares, do setor privado, podem aceitar apenas a nota do Exame do ano anterior, a depender dos critérios de cada instituição individualmente, que podem considerar que a realização da prova mais recente seria o melhor verificador das competências e conhecimentos dos candidatos às vagas.

Ainda assim, o programa do governo Financiamento Estudantil (FIES) aceita a utilização de notas desde o ano de 2010, em que o ENEM passou pelas reformulações. Dessa forma, os estudantes que tiverem interesse em ingressar nas universidades que fazem parte do programa, podem ficar cientes de que tais instituições deverão aceitar todas as notas anteriores, contando a partir de 2010.

Como saber a nota do Enem de anos anteriores

Atualmente, os sistemas do Exame Nacional estão divididos entre o sistema mais antigo e o mais recente, que está em vigor. Os estudantes interessados em consultar a validade das notas dos anos anteriores do ENEM, deverão pesquisar nos sites de acordo com o ano específico que desejam encontrar os dados referentes àquela avaliação.

E então, basta acessar as notas, depois acessar os sites das faculdades que mais interessam aos candidatos e verificar todas as possibilidades de utilizá-la de acordo com os critérios de cada instituição.

Para os estudantes que buscam acessar as notas dos anos anteriores do ENEM entre 2009 e 2014, será necessário acessar este sistema, preencher os dados informando o ano de realização do exame, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha utilizada na época da prova. Por isso, é importante que os estudantes que desejam futuramente reaproveitar suas notas, guardem todas as informações cadastrais, principalmente a senha de acesso ao sistema.

Mas, ainda que o estudante tenha perdido a senha de acesso, é possível recuperá-la pelo próprio sistema, assim como é possível recuperar outros dados por meio de consulta ao número de inscrição. A partir daí, basta preencher todas as informações necessárias, digitar o texto correspondente a imagem do quadro de palavras da segurança do site e realizar a pesquisa.

Já nas buscas de notas do anos anteriores do ENEM entre 2015 e 2021, os estudantes deverão acessar este sistema, que é o sistema utilizado atualmente pelo INEP e Ministério da Educação. O layout do site se assemelha a um chat, em que os estudantes preenchem as informações como uma conversa direta com o robô.

O primeiro passo é clicar na opção “Página do Participante – Entrar com gov.br”, acessar a conta com os mesmos dados do sistema anterior, o CPF e senha, e logo o site direciona o estudante para a página inicial do participante. Então, será possível visualizar as notas anteriores do ENEM na opção “Edições Anteriores”.

Existem algumas formas de utilizar as notas dos anos anteriores do ENEM na hora de ingressar numa universidade. A primeira delas, é a substituição do vestibular, em que o candidato utiliza as notas de uma prova já realizada no Exame Nacional do Ensino Médio como documento probatório de suas habilidades e competências, não necessitando de realizar uma nova prova. É comum que universidades privadas aceitem essa modalidade de ingresso.

Também nas instituições pagas, a utilização das notas anteriores possibilita que os estudantes consigam descontos nas universidades e faculdades privadas. É comum que diversas instituições ofereçam descontos exponenciais de acordo com as notas do exame. Quanto maior for a nota do estudante, maior o desconto.

Ainda, como dito anteriormente, as notas podem ser utilizadas para o Financiamento Estudantil. Os estudantes podem utilizar os resultados dos anos anteriores do ENEM a fim de obter um empréstimo público em faculdades do ensino privado. As formas de negociação e pagamento variam de acordo com o tempo de duração do curso e as formas de financiamento realizadas durante o contrato.

E também é possível utilizar as notas do ENEM para participar do Programa Universidade Para Todos. O PROUNI oferece aos estudantes bolsas, integrais ou parciais, em instituições privadas de acordo com a classificação em processo seletivo realizado com a utilização das notas, seja de anos anteriores ou do último exame realizado pelo candidato.

E você? Ficou animado em estudar para o vestibular sabendo de todas as possibilidades de ingressar no ensino superior com as ENEM notas anteriores? Então, conheça os cursos e métodos da empresa AMentoria. O foco da AM é o aluno e a aluna que buscam uma aprovação no vestibular com diferenciação, a partir de mentorias específicas que colaboram com o melhor resultado e no menor tempo possível. Conheça mais acessando o site e tirando todas as suas dúvidas.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem