[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Vestibular FUVEST Medicina: 5 dicas para se preparar da melhor maneira

A Fundação Universitária para o Vestibular, mais conhecida como FUVEST Medicina, todos os anos oferta vagas em seu vestibular para estudantes interessados em ingressar em algum curso de nível superior da USP (Universidade de São Paulo). 

Entretanto, as provas da FUVEST costumam ganhar o prêmio de exame mais difícil do País. Para aumentar ainda mais o desafio, cursos como Medicina, Engenharia e Direito são os mais concorridos e exigem muita dedicação dos candidatos para que estes consigam conquistar a tão sonhada vaga. 

Fuvest medicina
Saiba como é a preparação para FUVEST Medicina. | Foto: Freepik.

Existe a opção de ingressar na USP pelo ENEM, modalidade aceita em apenas alguns dos cursos e campus. Porém, o nosso foco agora é na FUVEST, o vestibular que conta com o maior número de vagas oferecidas.

Especificamente falando do curso de Medicina, as notas de corte não variam muito, tendo sido bem altas e exigentes ao longo dos anos. Nesse padrão, a pontuação mínima necessária para ir para a segunda fase do vestibular fica variando em 80 pontos ou até mais que isso. E detalhe: a prova conta com 90 questões, ou seja, o estudante precisa chegar ao máximo dos pontos exigidos no vestibular mais difícil do Brasil, para conseguir passar para segunda fase.

Por isso, você não pode deixar de conferir abaixo o conteúdo que o AMentoria trouxe para solucionar suas dúvidas. Saiba qual é a média necessária e como melhorar suas chances de aprovação na FUVEST Medicina.

Sobre a prova da FUVEST

Confira abaixo os principais tópicos sobre esse vestibular de Medicina:

Aplicação da prova

O exame possui, hoje, duas fases, em 3 dias de prova, antigamente eram 4 dias. A primeira fase ocorre no último domingo do mês de novembro, enquanto a segunda fase acontece em dois dias, no início de janeiro.

Duração da prova

O tempo para a realização da prova é de 5 horas para a primeira fase e de 4 horas para a segunda fase.

Quantidade de questões por prova

Na primeira fase, que acontece no dia 1, são 90 perguntas objetivas. Na segunda fase, o primeiro dia são 10 questões de português, literatura e redação.

O segundo dia da segunda fase engloba 12 questões. Essas 12 perguntas serão de acordo com as matérias específicas do curso escolhido pelo estudante. A Medicina abrange 3 campos, para cada um deles, é uma matéria específica diferente.

  • Medicina – São Paulo: Biologia, Física, Química. Sendo 4 questões de cada matéria.
  • Medicina – Bauru: Biologia, Geografia, Química. Serão 4 questões de cada matéria.
  • Medicina – Ribeirão Preto: Biologia, Física, Geografia, Química. Sendo 4 questões de cada matéria.
Fuvest medicina
Laboratório. | Foto: Freepik.

As temidas notas de corte

Como dissemos no início desse post, passar em Medicina na FUVEST é uma tarefa bem difícil.

As notas de corte variam pouco a cada edição do exame. Veja os pontos mínimos para ir para a segunda fase no vestibular de 2022, em Medicina no campus de São Paulo:

  • Ampla concorrência (AC): 83;
  • Escola pública (EP): 73;
  • Pretos, pardos e indígenas (PPI): 63.

Como passar no vestibular FUVEST Medicina?

Para passar no vestibular é preciso disciplina, mas quando se trata do curso de medicina precisa ser redobrado, para que consiga o resultado desejado. Veja abaixo algumas dicas que separamos para te ajudar nessa jornada:

Cronograma de estudos

Organizar seus estudos será muito mais fácil se você criar um cronograma que pode seguir e adaptar a sua rotina. Mas lembre-se: você deve ser realista e fazer algo que consiga, de fato, cumprir, estudar de uma maneira com horários que não deixem você desgastado.

Faça revisões e simulados

Revisões e simulados são as melhores formas de você exercitar seu aprendizado, saber quais são os pontos que precisa melhorar e até mesmo aqueles conteúdos que você está adiantado. Testar os conhecimentos sempre ajuda para saber em que nível você está. 

Se precisar, procure ajuda nos estudos

É fundamental que você procure ajuda caso tenha necessidade, como por exemplo, aulas particulares e cursinhos, isso ajudará no conhecimento.

Estudo é fundamental para sua aprovação e você não deve, de forma alguma, fazer disso um constrangimento.

Os cursinhos são ótimos, conhecidos por ajudar os estudantes a se prepararem para os vestibulares e tem nas modalidades online e presencial. Antes de tudo, pesquise sobre eles caso tenha interesse.

Cuide da sua saúde também

Você está estudando para entrar em um curso que cuida da saúde das pessoas, mas uma pergunta que precisa ser feita é: Como está a sua saúde?

É essencial manter bons hábitos, mesmo durante os estudos pré-vestibular. Mantenha-se ativo com os exercícios do seu livro, mas também com exercícios físicos. Eles são uma boa ferramenta para aliviar o stress e dar mais energia e motivação.

Falamos sobre a saúde física, mas e a saúde mental, nem precisamos dizer para você tomar cuidado dobrado. Evite se comparar com seus colegas, procure se afastar daquilo que não te faz bem, tenha cuidado com excesso, você precisa estar tranquilo.

Torne frequente o hábito da leitura

Você pode usar um tempo para dedicar à literatura, de forma prazerosa, sem ser algo maçante. Leia um livro sobre qualquer assunto, principalmente sobre assuntos que lhe agradam. 

Além de contribuir para o seu humor e motivação, a leitura é um dos elementos-chave para uma redação de sucesso. Mesmo que você não perceba, ler aumenta seu repertório, o que te ajuda a embasar seus argumentos da redação.

Treine

Não foque somente em testes. Invista tempo para aprender, como elaborar boas respostas para as questões discursivas.

Um dos maiores erros cometidos pelos candidatos é não saber se expressar de forma correta, com palavras adequadas. 

Isso prejudica a sua nota. Então, não deixe de lado a redação e as questões escritas. Procure treinar sempre que possível, e inclua algumas horas ou minutos no seu cronograma somente para isso, você não irá se arrepender e depois de tudo isso, a Fuvest medicina será o caminho certo para você conseguir.

E como você viu, a Medicina FUVEST é bastante desafiadora. Continue acompanhando o blog do AMentoria para mais conteúdo. Para mais informações sobre o FUVEST Medicina, acesse o site.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem