[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Veja quanto tempo dura a faculdade de medicina

Entrar na faculdade de medicina é uma tarefa bem difícil, essa etapa pode durar uns bons anos para muitos vestibulandos. Além do período que se leva para conseguir entrar no curso de medicina , é preciso contar quanto tempo dura a faculdade de medicina para conseguir mensurar, o tempo total que um estudante leva para se tornar um médico de verdade. 

quanto tempo dura a faculdade de medicina
A última etapa da faculdade de medicina é prática. | Foto: Freepik.

Quanto tempo dura a faculdade de medicina

O tempo mínimo para que um estudante de medicina consiga seu diploma é de 6 anos, porém esse período pode se alongar um pouco mais.  O prazo máximo permitido é um poder de decisão que está nas mãos da própria faculdade, mas, geralmente, o estudante tem até 9 anos para finalizar a sua graduação. 

O curso de medicina, assim como qualquer outro, precisa seguir o que é estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação). Atualmente, está determinado que os futuros médicos devem fazer um total de, no mínimo, 7.200 horas durante esses seis anos de curso. 

Entretanto, essa carga horária costuma ser maior na maioria das faculdades, ficando em torno das 9.000 horas, ou seja, não é possível mensurar de forma certeira o quanto dura a faculdade de medicina.

Além das diretrizes que dizem respeito à carga horária do curso de medicina, o MEC também estipula quais conteúdos devem ser ensinados, ou seja, um modelo de grade curricular. A partir daí as instituições decidem como fará a divisão do conteúdo ao longo do curso.

O curso de medicina seriado é contínuo, e não é dividido em dois semestres. Na modalidade semestral, o conteúdo é separado em 12 blocos que são ministrados aos alunos ao longo de seis meses de aula. Existe ainda o curso organizado por sistema de créditos, em que o aluno fica livre para montar o seu próprio horário de aula. 

O curso de medicina é dividido em três fases: o ciclo básico, o ciclo clínico e o internato. Cada um desses períodos possuem suas próprias características, entretanto, conforme determinação do MEC, a fase do internato deve ser maior que as outras, sendo direcionada uma carga horária de, no mínimo, 2.700 horas para ela.

Ciclo Básico

O ciclo básico é um período, que geralmente ocupa os dois primeiros anos da faculdade de medicina, em que são aplicadas as disciplinas teóricas e introdutórias. A maioria das matérias dessa fase não aborda muito sobre enfermidades corporais, são apenas uma introdução para que os estudantes possam entender o funcionamento de um corpo humano. Além disso, existe chance de ter disciplinas de humanas. 

Ciclo Clínico

Essa etapa do ciclo clínico também dura cerca de dois anos e entra mais nos estudos sobre as doenças. As disciplinas dessa fase, portanto, são destinadas ao aprendizado do estudante de medicina sobre quais enfermidades podem acometer o corpo humano, de onde elas vêm, por qual motivo elas acontecem, quais são as suas consequências e como as tratar. 

Internato

O internato é a parte prática da faculdade. Para iniciar essa fase, é preciso que o estudante tenha sido aprovado em todas as matérias das duas etapas anteriores. Nesse momento, os futuros médicos vão colocar em prática tudo o que aprenderam e estarão em ação dentro dos hospitais, atendendo pacientes, fazendo plantões e realmente treinando para serem clínicos gerais. 

Quais são as matérias do curso de medicina?

Não é possível mensurar todas as disciplinas presentes em um curso de medicina, isso porque elas vão mudar de faculdade para faculdade. O importante, nesse sentido, é que a grade curricular do curso atenda o que está estabelecido no MEC, no que diz respeitos aos conteúdos e às matérias que serão aplicadas. Entretanto, existem 10 matérias que são as principais e comuns à maioria das faculdades. São elas: 

Anatomia

A anatomia que estuda todas as estruturas do corpo humano, desde o esqueleto até os músculos, as veias, os órgãos, e por aí vai; 

Biologia celular e molecular

Estuda todos os conteúdos relacionados à composição e ao funcionamento das células. 

Fisiologia

A fisiologia estuda o funcionamento de cada um dos sistemas do corpo humano, analisando a forma de integração entre eles, ou seja, como um depende do outro; 

Histologia

A matéria tem como foco o conhecimento a respeito dos tecidos e dos órgãos humanos. 

Imunologia

Essa disciplina estuda as formas de defesa do corpo humano, percebendo como essa resposta acontece e como isso pode gerar um doença autoimune; 

Patologia

Estuda a ocorrência de doenças em geral, ensinando o estudante a reconhecer os sintomas e indicar a melhor forma de tratamento. 

Embriologia

A embriologia estuda o processo de fecundação de um gameta por um espermatozóide e essa disciplina deve passar por cada uma das fases desse processo;

Oftalmologia

A oftalmologia é uma disciplina que  estuda tudo que se relaciona ao globo ocular humano. 

Farmacologia

Estuda e analisa tudo que envolve medicamentos, com foco na composição deles.

Traumatologia e Ortopedia

Essa disciplina estuda os ossos e as lesões que podem ocorrer neles. 

E depois da faculdade?

Existem dois caminhos que podem ser seguidos após um estudante de medicina terminar sua graduação:

  • atuar como clínico geral
  • fazer uma especialização.

Para o primeiro, basta ter o diploma em mãos para começar a trabalhar. Já para o segundo, é preciso fazer uma residência ou uma pós-graduação somada a uma prova de título. 

A opção da residência é a mais escolhida e também é considerada a melhor, uma vez que o estudante possui uma bolsa, adquire uma bagagem de conhecimento prático muito grande e ainda  sai com o título de especialista na área da medicina que ele escolheu. A residência médica dura de 2 a 5 anos. 

Não é só de quanto tempo dura a faculdade de medicina que vive um estudante. O estudante costuma demorar mais uns três anos para concluir o curso de medicina, que é o mais concorrido no Brasil. Contar com cursos preparatórios para medicina é, nesse cenário, mais do que inteligente: é ideal. 

A AMentoria pode ajudar você nessa jornada, com mentores individuais que vão orientar na organização da rotina de estudos de forma personalizada, usando uma metodologia que já fez centenas de alunos serem aprovados em medicina. Não espere mais: dê o primeiro passo para a construção de um estudo baseado em métricas que gera resultado de alta performance. Vem para AMentoria!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem