[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

Dica de faculdade de medicina: como decidir em qual fazer!

Você sabe como escolher a faculdade de medicina? Escolher a universidade em que irá estudar pelos próximos anos não é uma tarefa fácil, não é mesmo? São diversas universidades e opções muito boas, que realmente nos deixam perdidos com relação ao que fazer.

No Brasil, a profissão de médico requer muito esforço e dedicação. Afinal, são seis longos anos de graduação, e mais alguns de residência, especialização e pós-graduação.

Por isso, saber como escolher a faculdade de medicina na qual você vai passar esse período da sua vida, é bem importante e necessário, para que você tenha plena certeza de que a sua escolha é a melhor para o que você quer construir no futuro, na sua carreira médica.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre o assunto? Então, você não pode deixar de conferir abaixo o conteúdo que o grupo A Mentoria trouxe para solucionar suas dúvidas. Confira a lista com a dica faculdade de medicina que trouxemos para te ajudar a decidir onde você deve cursar a graduação!

como escolher a faculdade de medicina
Confira dicas para conseguir decidir em qual faculdade fazer o curso de Medicina. | Foto: Freepik.

7 dicas para decidir em qual faculdade cursar Medicina

Já entendemos que, decidir entre uma instituição e outra é uma tarefa bem complicada. Separamos para você algumas dicas bem úteis que você pode aplicar, e, dessa forma, conseguir saber como escolher a faculdade de medicina para estudar. Veja a seguir:

1. Pesquise a grade curricular

Conhecer a grade curricular da faculdade onde você pretende cursar Medicina é fundamental é algo que deve ser considerado algo bastante interessante de ser observado pelos estudantes quando querem ingressar em uma instituição de ensino superior.

Por isso, pesquisar a grade curricular da instituição é uma boa ideia para se ter noção do que você irá estudar ao longo do curso, e se as disciplinas estão de acordo com o que você espera e deseja estudar. Algumas faculdades possuem matérias diferentes, às vezes, até mesmo exclusivas!

Desse modo, é indispensável que você procure pela grade curricular do seu curso de interesse na instituição que você sonha em se matricular, para não ter expectativas altas demais ou frustradas.

2. Conheça a instituição

De nada adianta se encantar com a grade curricular de uma universidade, mas ela não ter reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Pensando nisso, o próximo passo que você tem que dar é pesquisar também sobre a história e a tradição da faculdade na qual você possui interesse em cursar Medicina.

Portanto, sempre é importante observar esses detalhes, pois a universidade é um local onde o estudante deve passar muito tempo (6 anos). Sendo assim, buscar conhecê-lo é essencial para que se saiba se é um ambiente próspero, sério e respeitoso. 

3. A importância de um bom corpo docente

Conferir e pesquisar sobre o corpo docente é uma boa decisão, principalmente para ver o currículo dos professores e entender o nível de experiência deles na área. Um corpo docente muito bom pode ser essencial para o desenvolvimento do estudante e que seja algo que faça a diferença quando este aluno se tornar um profissional.

E uma boa notícia nesse aspecto é que não é difícil encontrar essas informações, porque tudo isso são dados de domínio público, ou seja, todos podem – e devem – consultá-los. Sendo assim, não deixe de fazer essa pequena pesquisa para que sirva de ajuda para o seu desenvolvimento pessoal e profissional durante o curso.

4. Diferenciais de cada curso

Diversas instituições se rotulam como as melhores do ramo e do mercado. Mas, será que elas realmente são as melhores?

Se você se deparar com uma universidade que oferece qualificação, hospitais e clínicas próprios, incentivo à pesquisa, bolsas de iniciação científica, projetos de extensão, entre outras coisas, saiba que está diante de uma instituição que se preocupa de verdade com o aluno.

A inserção do estudante recém-formado no mercado de trabalho é impulsionada se a faculdade oferece condições para que ele se destaque em meio aos demais profissionais.

5. Pesquise sobre a metodologia de ensino

Cada faculdade utiliza métodos próprios. Algumas fazem uso do PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), enquanto outras optam pelos modelos tradicionais, mistos ou modulares. Portanto, é necessário haver esse conhecimento mais aprofundado de como será o curso que você quer ingressar.

Mas por qual motivo fazer essa pesquisa? Pois bem, isso é algo essencial para que o estudante possa se sentir confortável e ter uma rápida adaptação ao curso, além da metodologia que pode ser vista como interessante. Essa tarefa pode parecer algo simples, mas pode evitar que você ingresse em uma instituição que não esteja de acordo com o que deseja.

6. Pense além da faculdade, pense em você também na hora da decisão

Além de pensar na instituição de ensino, o estudante não deve focar apenas nisso, certo? É preciso processar outros aspectos que possam ser observados pela pessoa a fim de conseguir tomar a decisão correta. Por conta disso, separamos algumas questões que podem ser interessantes que o aluno faça pensando no que é melhor para si mesmo. Sendo assim, considere aspectos como:

  • A distância da sua casa até a faculdade;
  • Se você tem total certeza da sua decisão ou se ainda está com incertezas pendentes;
  • O horário de aulas do curso (para Medicina, normalmente é integral);
  • É isso o que você realmente quer?
  • Como você vai se manter durante o curso?
  • Terá auxílios? Prouni ou Fies?

7. Preze pela infraestrutura de qualidade e se atente à nota da instituição no MEC

O MEC avalia também as instituições de ensino superior do Brasil. Todo ano, os cursos recebem uma nota, de zero a cinco, sendo zero o pior, e cinco o melhor, respectivamente.

Cursos de qualidade inferior não conseguem ultrapassar notas acima de 3. Então, se atente para isso, para não se vincular a uma instituição de pouquíssimo renome e,  além disso, que prejudique o seu aprendizado durante os anos, fazendo com que você desperdice tempo com um conhecimento que não te leve a se tornar um profissional de qualidade.

E chegamos ao fim! Com o post de hoje, você pôde conferir algumas dicas bem bacanas que certamente ajudarão a saber como escolher a faculdade de medicina que te ajude a crescer profissionalmente.

Agora que você já sabe como escolher a faculdade de Medicina, ficou muito mais fácil preparar um resumo e uma apostila de exercícios direcionados para esses conteúdos. Desse modo, fica aqui o convite para que você conheça a AMentoria, um preparatório de medicina, comandado de modo inovador e por profissionais que já estiveram no lugar de vestibulando.

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem