Se você optou por cursar uma carreira na área da saúde e se apaixonou pela graduação em Medicina, este post sobre fazer faculdade de medicina em São Paulo é para você! O curso de Medicina atrai cada vez mais alunos, que possuem o sonho forte de se tornarem excelentes médicos no futuro. Em contrapartida, porém, fazer uma graduação em Medicina não está nem perto de ser fácil: são vários os fatores que impedem muitas pessoas de realizar esse desejo profundo.
Devido à altíssima concorrência nos vestibulares de instituições públicas, a busca pelas faculdades privadas de Medicina aumentou exponencialmente. Esse tipo de faculdade costuma oferecer mais opções de ingresso para o estudante, sendo algo bem interessante a se pensar caso você seja um desses estudantes que quer cursar Medicina.
Existem hoje no Brasil diversos programas que facilitam a entrada dos estudantes nas instituições de ensino superior privadas. Um dos maiores exemplos são os descontos concedidos e obtidos pelo estudante no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para poder bancar os estudos na faculdade privada.
Com a seleção preparada pelo time do AMentoria, siga em frente com a leitura para conhecer as melhores faculdades privadas do curso de Medicina em São Paulo! Pode ser que você estude em alguma delas no futuro! Venha ver!
1. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é tradicional e bastante conhecida no estado paulista. Surgiu de modo oficial como faculdade em 1962, mas já havia iniciado suas atividades em 1884! Até hoje, a instituição formou mais de cinco mil médicos, 500 mestres e 250 doutores.
A FCMSCSP é o espaço onde são incluídos, também, quatro outros cursos, sendo eles: de Enfermagem, Fonoaudiologia, Radiologia e Sistemas Biomédicos. Por ano, são disponibilizadas 180 vagas para o curso de Medicina, com duração de seis anos (como todos os outros), sendo realizado em período integral.
Mantida pela Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, a FCMSCSP conta com um complexo e grandioso ambiente para desenvolver com qualidade suas atividades, como podemos citar o Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, famoso hospital-escola alimentado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O currículo do profissional formado pela instituição é ético, humanístico e responsável. Bem bacana, não?
2. Faculdade São Leopoldo Mandic (FSLMANDIC)
A Faculdade São Leopoldo Mandic surgiu em 1972, inicialmente, como um centro de estudos e pesquisas voltado para a área de Odontologia. Apesar de contar com cirurgiões e dentistas de fato, a instituição implementou o curso de Medicina somente em 2013.
Mas não se engane: ser um curso relativamente novo não afeta em nada a qualidade da FSLMANDIC. A instituição ganhou vários destaques no Ranking Universitário do Jornal Folha (RUF) e abriu o curso de Medicina já com a nota máxima no MEC!
A instituição possui Hospital-Escola de qualidade surpreendente, além de ser parceira de órgãos de saúde das cidades onde distribui seus pólos, como UBSs e UPAS. O currículo promete a formação de um médico pronto para o mercado de trabalho, com características generalistas e humanizadas.
3. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
O curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nasceu em 1950 e está entre os mais tradicionais do Brasil. Oferece educação de qualidade, com exigências apoiadas até mesmo por outros países, como Holanda e Estados Unidos.
Para a formação do aluno, são adotados métodos ativos de aprendizagem, que garantem a capacitação do estudante e seu fácil ingresso ao mercado de trabalho. No site da instituição, a mensalidade apresenta, em 2022, valor fixo de R$ 9.000,00.
4. Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
A Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto abre, por ano, 150 vagas para o curso de graduação em questão. Foi criado em 2014 e já conquistou nota máxima no MEC logo em seguida!
Com carga horária de 7741 horas, o curso ocorre em período integral, ao longo de seis anos -como de praxe-. Segundo a própria instituição, o ensino é baseado no método PBL (Problem Based Learning).
A FMUNAERP oferece ensino de qualidade e conta com parcerias de hospitais da região da cidade de Ribeirão Preto. É bastante renomada e conta com um corpo docente extremamente qualificado.
5. Faculdade de Medicina UNOESTE
A Faculdade de Medicina da UNOESTE foi criada em 1993, e é uma das maiores faculdades privadas do estado de São Paulo. Conta com unidades nas cidades de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Assim como a instituição anterior, a UNOESTE utiliza o método PBL (Problem Based Learning). Mas o diferencial é que a faculdade não se restringe somente a uma metodologia única de ensino, o que é bom para o aluno, já que apresenta maiores possibilidades de adaptação e maior taxa de aprendizado.
Em conformidade com o site da UNOESTE, as mensalidades são a partir de R$ 10.801,00, apresentando desconto por pontualidade.
6. Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)
O curso de Medicina da FAMERP surgiu em 2014, e é um pouco mais tradicional e seletivo que as outras instituições listadas acima. Apresenta 80 vagas para os ingressantes ao curso de graduação -de duração de seis anos também- e carga horária de 8355 horas.
A faculdade propõe formar um profissional capacitado para o mercado de trabalho, sendo humano e ético, além de comprometido, atencioso e participativo.
E chegamos ao fim dessa lista sobre faculdade de medicina em São Paulo. O time do AMentoria, espera ter te ajudado em sua jornada acadêmica. Não deixe de acompanhar nossas atualizações!