[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] 1° LOTE: cadastrados na lista até o dia 17/10 terão desconto de R$1.200 e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular
com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

Lote 3 da AM: você tem até o dia 19/01 para se matricular com 20% de desconto e parcelar em até 11x sem juros

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto
e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

[2024] Black Friday da AM: vagas abertas até o dia 8/12 com 25% de desconto e garantia de reembolso TOTAL no caso de aprovação pelo SISU 2024.1

amblog-white

5 dicas para você montar seu plano de estudos para passar em medicina  

Você sabe como criar um plano de estudo para passar em medicina? Todo mundo sabe que o curso de Medicina é um dos – se não o – mais concorrido dos vestibulares do Brasil. Dessa informação, podemos extrair a ideia de que é necessária muita dedicação, persistência e, o principal: organização.

E mesmo depois de ingressar na faculdade, a organização continua sendo uma parte indispensável da vida dos estudantes. Se você é uma das pessoas que tanto sonha com uma vaga no curso, esse post será o seu maior aliado, pois, hoje, iremos mostrar como criar um plano de estudo para passar em Medicina. Não deixe de conferir abaixo o que o AMentoria trouxe para solucionar suas dúvidas. Siga em frente com a leitura para ver mais!

plano de estudo para passar em medicina
Descubra como fazer um plano de estudo para quem quer passar em Medicina. | Foto: Freepik.

Por qual motivo é importante criar um plano de estudos? Eu posso deixar de fazer?

Como já tínhamos dito antes, o plano de estudos para quem quer passar em medicina é a melhor maneira de se organizar durante os estudos preparatórios, afinal, essa ferramenta permite otimizar o tempo e também o aprendizado, ao se adaptar às necessidades e realidades dos diversos vestibulandos que existem.

O plano de estudos permite que o estudante identifique quais matérias deve priorizar, quais ele tem maior dificuldade e facilidade, além de possibilitar um controle do estudo, ao exigir que o estudante passe por todos os assuntos que serão cobrados em suas futuras provas.

Por conta disso, esse tipo de planejamento é bem eficiente, tendo em vista que, para ingressar no curso de Medicina, o estudante deve garantir notas altíssimas e enfrentar uma concorrência igualmente preparada e desafiadora.

Então, você até pode deixar de fazer um plano de estudos, mas saiba que essa não é a melhor escolha: isso dificultaria – e muito – a sua jornada de estudos. Dê uma chance ao plano de estudos!

plano de estudo para passar em medicina
Veja a importância do plano de estudos Medicina. | Foto: Freepik.

Principais dicas para montar um bom plano de estudo

Separamos para você alguns jeitos de criar o seu plano de estudos! Confira!

Tabela

Sim, isso mesmo. Você terá de criar uma tabela. Porém, isso não é tão chato quanto parece. Pelo contrário, a tabela é SUA, ou seja, personalizada e exclusiva à sua rotina e necessidades.

Para fazer uma tabela e controlar seus estudos de um modo bem visual, você pode usar aplicativos, sites, programas de computador e até mesmo um papel e uma caneta! Agora não tem desculpa para ser desorganizado, viu?

Criando o seu trajeto: faça uma autoavaliação

Se você não quiser fazer uma tabelinha, ok, tudo bem. Mas essa dica aqui, você não pode deixar de lado!

É fundamental que você, enquanto estudante do vestibular de Medicina, saiba quais são seus pontos fracos e os seus pontos fortes quando se trata das disciplinas escolares.

Não sabe como fazer isso? É bem simples, veja:

Liste todas as matérias escolares (português, química, matemática, geografia, história, física, biologia, inglês ou espanhol, filosofia e sociologia, pronto já fizemos isso por você), pondo no topo, o seu foco: Plano de Estudos – Medicina.

Separe as matérias em três categorias:

  • Matéria que você domina muito bem, e precisa rever o conteúdo uma vez ou outra;
  • Matéria que você não domina tanto, mas já sabe mais do que o básico e precisa revisar com certa constância;
  • Matéria que você não faz ideia do que está estudando, sente muita dificuldade, raramente progride, erra quase todos os exercícios, e precisa de muito estudo e revisão;
  • Coloque cada matéria em uma categoria dessas vistas acima;
  • Pronto! Agora você sabe claramente quais matérias domina e quais não. Isso vai te ajudar a traçar o seu caminho de estudos, indicando quais matérias você deve estudar mais (as de categoria 2 e 3) e quais deve apenas revisar e manter o ritmo de aprendizado (as de categoria 1).

Seja realista

Por mais que você queira aprender muitos assuntos de uma vez, por ter pressa em avançar mais rápido para as disciplinas seguintes, você não deve montar um plano de estudos que não condiz com a sua realidade.

É importante que você faça o seu plano de estudos pensando não só nos estudos em si, mas também levando em consideração o tempo que você tem disponível para estudar, suas tarefas domésticas, seu trabalho, etc.

Todas essas variáveis impactam seu cronograma, e, se você não se atentar para elas, pode acabar perdido em meio a uma ‘avalanche’ de conteúdos.

Não se compare

É bem difícil não se comparar com o coleguinha quando você está estudando. No entanto, não torne a comparação algo frequente e ruim para a sua saúde mental. Lembre-se sempre de que cada um tem o seu ritmo, o seu tempo, suas qualidades, seus defeitos.

Não é porque o seu amigo tirou 10 em uma prova que você deve ficar triste por não ter pontuado como ele.

Saiba que, na maior parte das vezes, o seu ponto forte pode ser o ponto fraco de outra pessoa! Da mesma forma que o seu ponto fraco pode ser o ponto forte dela.

Então, mantenha relacionamentos saudáveis. O tempo que você gasta se comparando com os outros, poderia investir em estudos – que rendem muito mais, né?

Aplicativos para se organizar

Se você não consegue desgrudar do seu celular por um segundo, que tal usar esse vício a seu favor? Existem vários aplicativos que ajudam a manter sua organização em dia. Selecionamos os dois mais conhecidos e usados para te indicar: o Trello e o Notion.

Notion

O Notion é um app multifuncional, que colabora para manter sua produtividade e organização em dia. Possui muitas funções que podem ser utilizadas dentro do aplicativo, oferecendo uma ampla gama de possibilidades.

plano de estudo para passar em medicina
Veja como usar o app Notion para fazer seu plano de estudos para passar em Medicina. | Foto: Notion.

Trello

O Trello possui uma interface bem dinâmica e visual, que funciona como uma espécie de quadro de avisos, sendo bastante intuitivo e simples de usar.

plano de estudo para passar em medicina
Veja como usar o app Trello para fazer seu plano de estudos para passar em Medicina. | Foto: Trello.

Viu só como é fácil montar um plano de estudo para passar em Medicina? Continue acompanhando o blog do AMentoria para muito mais conteúdos e tenha contato com os melhores especialistas no assunto!

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

📄 Últimas notícias

📚 Informativos

Gostou do conteúdo?🤔

Então compartilhe com seus amigos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Outros artigos que podem te interessar

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
29/09/2023

cropped-Icone-fundobranco.png

Publicado por Amentoria
28/09/2023

amblog

O melhor lugar para você encontrar conteúdos GRATUITOS que vão te ajudar no Enem.

Nossos produtos

Fale com nosso comercial

contato@amentoriaenem.com.br

Seg a Sex das 08:00 às 18h

Todos os Direitos Reservados 2021 | Amentoria Enem